sábado, 24 de abril de 2010

A IRA DE DEUS

Sejam santos, porque eu sou santo. (Lv 11:44).
De que tipo é a ira de Deus que foi propiciada no Calvário? Não é uma ira caprichosa, arbitrária, mal-humorada e presunçosa do tipo que os pagãos atribuem aos seus deuses. Também não é ira pecaminosa, ressentida, maliciosa ou infantil do tipo que sentimos contra nossos semelhantes. É uma função da santidade que se expressa nas exigências da lei moral de Deus ("Sejam santos, porque eu sou santo").
A ira de Deus é justa - a justa reação da perfeição moral do Criador contra a perversidade moral da criatura. A minfestação da ira de Deus em punir o pecado está longe de ser moralmente duvidosa; seria, sim, moralmente duvidoso, se ele não demonstrasse ua ira desse modo. Deus não seria justo - isto é, não agiria de modo correto, não faria o que é próprio de um juiz - a menos que ele infligisse, contra todo pecado e maldade, a penalidade merecida. A ira de Deus precede a propiciação.

PARA REFLETIR: "A ira de Deus precede a propiciação". O que isto significa para a humanidade? E para você? O que a pergunta sugere em relação à natureza de Deus?

Via J. I. Pacher.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Caro blogueiro,

A vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e já foi utilizada por mais de 300 países do Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.


Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

Atenciosamente,
Ministério da Saúde