sexta-feira, 31 de outubro de 2008

FAMÍLIA: PROJETO DE DEUS!

Uma família gostosa, descontraída, em que as pessoas se dão bem, se respeitam, não existe por acaso. É sempre fruto de trabalho, investimento de tempo, atenção e cuidado.

Muitos desperdiçam esse dom precioso, perdendo um dos relacionamentos mais gratificantes que o ser humano poderia ter nesta terra.

Outros, pelos mais variados motivos, foram privados desse convívio e buscam de outras formas suprir o que não tiveram.

Enfim, o tempo voa e as oportunidades muitas vezes escapam de nossas mãos. Vamos juntos, então correr para Aquele que criou a família e aprender com Ele a maneira mais eficaz de conduzirmos nossas vidas e nossos lares.

DEUS – O ARQUITETO DA FAMÍLIA. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. (Salmo 127:1).
“Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Havendo, pois, o Senhor Deus, formado a terra, todos os animais do campo, e todas as aves dos céus, trouxeram-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus, e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.

Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem e este adormeceu: tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher, e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa porquanto do varão foi tomada. Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. “Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e não se envergonhavam” (Gênesis 2:18-25).

DEVERES DO MARIDO E DA ESPOSA EM SUPRIR AS NECESSIDADES DO CÔNJUGE.
MARIDO/ESPOSA – 1. Carinho/afeição; 2. Comunicação; 3. Honestidade/Abertura; 4. Segurança Financeira; 5. Um bom pai. ESPOSA/MARIDO – 1. Realização sexual; 2. Companheirismo; 3. Uma esposa atraente; 4. Apoio doméstico; 5. Admiração/Respeito.
BASES PARA UMA FAMÍLIA FELIZ –
1º - Crer que Deus é o Autor da nossa família. Não se preocupe se você é viúva (o), separado (a), solteiro (a) e mora com os filhos. O mais importante é saber que Deus é o criador de sua família e nos ama de qualquer forma e o desejo dele é que nossa família seja uma família feliz e abençoada por Ele.
2º - Não deixar que o Egoísmo entre em nosso lar. Deus não é egoísta e o seu desejo é uma vida de comunhão e compartilhamento. O seu prazer não é a separação e o individualismo. Lembre-se das palavras de Jesus: “Dar é melhor que receber”, não sejamos egoístas.
3º - Sermos pessoas agradáveis. Seja uma pessoa agradável. Não se feche, não abandone o diálogo, mas seja feliz, sorridente, compreensivo e flexível, ame os de sua própria casa e será mais fácil amar os de fora.

PS.: Publiquei este texto no Boletim de Maio de 2007 da ICE Itapaci, e sempre que leio vejo a importância de voltarmos os nossos olhos para a nossa família, como maridos, esposas, filhos. Como precisamos de buscar um crescimento maior em nossa vida, a começar pelo nosso lar.
Pr. Kleyton Martins da Silva.

Um comentário:

Cleudair Godoi disse...

Olá pastor Kleiton, gostei muito desse seu texto. Sou amante da familia e deveos lutar para a preservação deste bem incalculavel que infelizmente muitos não dão valor. seu blog ta muito bom.. um forte abraço..